domingo, 25 de julho de 2010

Vergonha vermelha



Ferrari repete 2002 e virá motivo de vergonha para seus torcedores



Áustria 2002 e Alemanha 2010, alguma coisa em comum? Talvez, a Áustria faz fronteira com a Alemanha e sua linguagem oficial é o Alemão, ambas já realizaram corridas de Formula 1 e viram os maiores micos da Ferrari.

Em 2002 os protagonistas eram Michael Schumacher e Rubens Barrichello, Schumacher era o líder do campeonato com 44 pontos contra 24 pontos de Montoya, uma liderança com folga de Schumacher que tinha o melhor carro da temporada, mas, vamos para o assunto.

Rubens Barrichello fez um fim de semana perfeito, liderando os treinos, marcando a pole e liderando grande parte da corrida, quando nas ultimas voltas, uma ordem vinda do staff da Ferrari (Jean Todt) pediu para ele deixar Michael passar para o ajudar na conquista do pentacampeonato, várias voltas de negociação com ameaças de demissão e na ultima curva, Barrichello tira o pé e deixa Michael passar e conquistar mais 10 pontos. O final todos já sabem, vaias, um Schumacher com vergonha no podium, colocando Barrichello no alto do podium e dando o troféu de vencedor para ele.

A unica punida foi a Ferrari com uma multa de 1 milhão de dolares.



8 anos depois, a historia volta a se repetir de uma forma parecida mas com novos protagonistas e uma coisa em comum, ambas as vezes um piloto brasileiro foi prejudicado. Fernando Alonso e Felipe Massa foram os protagonistas da vez, após o primeiro pit, Alonso voltou mais rapido que Massa mas não conseguiu ultrapassar o brasileiro e falou no radio "it's a ridiculous" para a equipe. Algumas voltas depois, Massa mais lento que Fernado, mas conseguindo manter a liderança recebe a mensagem pausada e "camuflada" do seu engenheiro (Rob Smedley): "Ok... So... Fernando is faster than you... can you confirm you understood that message
?'' Traduzindo: "Fernando é mais rápido que você, você confirma que entendeu essa mensagem?" e uma volta depos , Massa diminui a velocidade e deixa Alonso passar rumo a vitória e tendo que se contentar com a 2ª colocação, no podium tivemos um Felipe Massa de cara fechada, abalado com a morte do seu tio e agora com essa ordem de equipe que lhe custou a vitória exatamente 1 ano após o seu grave acidente nos treino de qualificação para o gp da Hungria.

Na coletiva, Massa ao ser perguntado sobre esse incidente com Alonso, foi duro e seco na resposta: "Não preciso dizer nada sobre isso".

Agora Massa e Alonso terão de ficar de boca fechada e não soltarem nenhuma besteira e desmentirem o ocorrido, como já aconteceu em várias entrevistas após o Gp da Alemanha. A Ferrari que foi multada em 100 mil dolares sabe que algo pior pode vir na corte de paris que ainda não tem data definida para acontecer mas que deve ocorrer após o Gp da Hungria dia 01/09.

Nenhum comentário: