sábado, 26 de março de 2011

Foi dada largada...

texto publicado para o site da checkpoint tv.



Domingo sem Formula 1 para nós fãs do automobilismo não é um domingo normal. O costume de ficar acordado de madrugada ou acordar antes das 09:00 horas já é um costume que acaba fazendo falta durante a pré-temporada  de cada final de ano.
O palco da abertura é o famoso, técnico e belo circuito de Albert Park que “herdou” a abertura do belo mais chato e monótono circuito do Bahrein após as constantes manifestações contra o governo do ditador A-Khalifa e sem data para acontecer à corrida.
Voltando para a Formula 1, novamente teremos a Red Bull como principal favorita para o título de pilotos e construtores com o atual campeão Sebastian Vettel e Mark Webber  que deixou o título escapar nas ultimas provas. A Ferrari com Alonso e Massa é a principal concorrente da Red Bull após o final dos últimos treinos no circuito de Barcelona, mas lembremos que a Ferrari gosta de fazer algumas besteiras durante a temporada. Já a Mclaren deixou uma impressão de que carro agressivo não é carro rápido, sempre atrás da Ferrari e Red Bull, o que pode-se esperar de Lewis Hamilton e Jenson Button com um carro “mal-nascido”? A resposta será dada nas três primeiras corridas.
As favoritas para 2011 com leve vantagem dos austríacos da Red Bull.


No pelotão intermediário vem a Mercedes GP de Nico Rosberg e do Heptacampeão Michael Schumacher, o staff campeão de 2009 (na época Brawn GP) não acertou no carro de 2010 e antes de terminar a temporada já estava juntando as migalhas e idéias para o W02 não ter o mesmo gene do seu antecessor. Junto com ela vem a Williams de Rubens Barrichello e do “endinheirado” venezuelano Pastor Maldonado com o apóio do governo de Chávez (não o menino da vila, mas sim o venezuelano), de cara o FW33 não tem nenhuma comparação com seu antecessor FW32 em termos de visual, pintura, velocidade e sobrando somente os fracos motores Cosworth (pobre Williams...), sem duvidas a Williams pode ser a grande “revelação”entre as intermediarias em termo de resultado.
Pastor Maldonado trouxe a Venezuela junto com ele para bancar sua vaga.

Chegamos na Renault que já não é a mesma equipe de 2005 e 2006, a começar pela saída da Renault (mas a equipe ainda é Renault, xiii...) e entrada do Genii group, os escolhidos para tentar fazer a Genii Renault voltar a vencer foi Nick Heidfeld e Vitaly Petrov, se algum milagre acontecer, Heidfeld consegue sua primeira vitória na formula 1, mas com essa Renault de agora é difícil. A grande, porém mediana Sauber chega novamente com a maior revelação dos últimos tempos da formula 1 (Winkelhock não entra nesta lista) Kamui Kobayashi o japonês voador, o cara, junto com ele vem o estreante mexicano Sérgio Peréz (Arriba!) pode botar a equipe novamente no podium de alguma corrida, é esperar pra ver. Force India com Sutil e Di Resta não tem muito que comentar, a equipe é legal, mas ao mesmo tempo meio sem graça, vai pontuar, mas nada como Bélgica 2008.

Renault Genii Lotus busca voltar aos tempos de ouros.


Finalmente chegamos à pequena e otimista Lotus com o injustiçado Heikki Kovalainen e o já semi-aposentado Jarno Trulli, o esforço da equipe para ter um carro para pelo menos pontuar nesta temporada é algo incrível e deve acontecer, mesmo sendo em uma “corrida maluca”, mas esse esforço será compensado durante o ano para a felicidade de Tony Fernandes que vem se dedicando para fazer o nome Lotus voltar a brigar por vitórias, irá demorar, mas se continuar assim um dia irá acontecer.



Pequena porém valente, Lotus deve conquistar seus primeiros pontinhos.
Virgin e Hispania parecem que não existem, Timo Glock, Jerome d’ Ambrosio, Narain karthikeyan e Vitantonio Liuzzi irão ficar constantemente fora da margem dos 107% para se classificar, os dois últimos corre grande risco de começarem a temporada e ficarem a pé antes do meio dela, já que a Hispania está em uma pindaíba daquelas.
O que esperar de uma equipe que coloca Cool Spot ou You Logo here no carro?

Domingo dia 27 as 03:00 da manhã os motores irão roncar mais alto, chegou o momento, agora, só resta curtir e torcer para uma bela temporada.

Grande abraço!!!

Nenhum comentário: